Home » » SEM ÁGUA – (FOTOS): Município de Riachuelo, distante 71 km de Natal, entra em estado de emergência

SEM ÁGUA – (FOTOS): Município de Riachuelo, distante 71 km de Natal, entra em estado de emergência

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on quarta-feira, 16 de dezembro de 2015 | 14:12

unnamedriachriach2População está há 22 dias sem água e Caern não tem solução imediata
Na casa da agricultora Maria das Graças Batista da Silva, 48 anos, a roupa suja vai se acumulando no cesto, enquanto louça, banhos e a água de beber são racionados. Tudo isso porque há 22 dias não chega uma só gota de água pelas torneiras.
“A situação é muito difícil. Nunca tínhamos enfrentando uma falta de água tão grande. Aqui em casa são 11 pessoas (casal, seis filhos e três netos) e estamos sobrevivendo da ajuda de quem pode comprar água e nos dá um pouco para beber e cozinhar”, conta a agricultora.
A falta de água no Município de Riachuelo, distante 71 km de Natal(segundo Fermun), revoltou a população. Na última segunda-feira (14), houve protesto na BR 304 e a via foi interditada durante boa parte da manhã. À tarde, a direção da Caern informou que está tomando providências para retomar o abastecimento, em forma de rodízio e escala de racionamento, mas num prazo de pelo menos 15 dias.
“Não dá para ficar esperando tanto tempo sem água. Precisamos beber, cozinhar, tomar banho… A agua é essencial. Hoje a Prefeitura colocou carro pipa para fornecer água, mas é tanta gente precisando que eu só consegui pegar 02 baldes. E tive sorte. Tem muita gente que não pegou nada. Não sei como vai ser nos próximos dias”, reclamou Maria Gorete de Souza, 48 anos, Auxiliar de Serviços Gerais.
A Prefeitura de Riachuelo tenta amenizar a situação com a contratação emergencial de carros-pipa. Mas, sem recursos próprios e com a queda nos repasses estadual e federal, a situação econômica do município também não permite assumir sozinho todo o abastecimento da cidade, responsabilidade que seria da Caern. Diante da crise, a prefeita Mara Cavalcanti decretou Estado de Emergência e Calamidade Pública.
“Estamos enfrentando uma seca histórica em Riachuelo. O nível da vazão de água nunca esteve tão baixo na barragem Armando Ribeiro. O momento é realmente de tristeza e de calamidade. É hora de unirmos forças para enfrentarmos essa situação. A administração municipal está tomando todas as providências possíveis para minimizar os impactos da seca sobre a população riachuelense. Esperamos contar, urgentemente, com os apoios dos governos estadual e federal com convênios para carros-pipas e perfuração de poços. Também peço a compreensão e solidariedade de todos os meus irmãos. O momento é crítico. Sabemos que a água é o bem mais precioso da terra e, com fé em Deus, vamos sair desta triste situação”, declarou a prefeita Mara Cavalcanti.
A população de Riachuelo espera providências e já ameaça novo protesto, caso o abastecimento não seja retomado. “A mobilização visa conscientizar as pessoas de que, se a comunidade não sair às ruas e não pressionar as autoridades, o problema da falta de água não vai ser resolvido. Temos que cobrar”, explicou um dos organizadores do movimento, Cícero Nunes.
Os moradores também querem a suspensão da cobrança da tarifa da água pela Caern. “Já que não tem abastecimento, a Caern não deve cobrar. A gente precisa do dinheiro para comprar água mineral ou de algum poço ou pipa, durante esse período”, protestou Maria Gorete.
Crise Hídrica dos Municípios está longe do fim
A falta de água nos municípios abastecidos pela Adutora Sertão Central Cabugi está longe do fim. No Município de Itajá, onde ocorre o bombeamento das águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para abastecer alguns municípios do Rio Grande do Norte, a situação é mais preocupante do que parecia ser.
A lâmina d’água do canal de onde a água é bombeada está em nível crítico, impossibilitando a captação. Segundo a Caern, já foram iniciadas as obras nas comportas da barragem, com a finalidade de captar a água do leito do rio por meio de bombas flutuantes até estação de Produção as Margens da BR 304. Entretanto, não há previsão para o término da obra.
“Enquanto isso, as Cidades abastecidas por essa Adutora, permanecem em Estado de Calamidade Pública e Riachuelo é uma delas”, destacou o vereador Jorllan Karderk que esteve pessoalmente em Itajá, acompanhando uma visita técnica realizada por equipe enviada pela Prefeitura de Riachuelo.
Gerência da Caern vai a Riachuelo discutir abastecimento
Nessa terça-feira (15), o gerente regional da Caern, Ricardo Marinho, esteve reunido com a prefeita do município e uma comissão formada por moradores e vereadores, para discutir ações emergenciais que vão garantir água para os próximos dias.
Na reunião, o representante da Caern assumiu o compromisso de enviar diariamente 02 carros-pipas para abastecer as cisternas da Cidade, onde a população poderá ir pegar água para o consumo mínimo.
Também garantiu que a Companhia vai construir 04 suportes de caixa d´água em pontos estratégicos da cidade para receber água dos pipas e a prefeitura fazer a redistribuição com os moradores. Na Zona Rural, a Prefeitura ficará responsável por levar água às áreas mais afetadas.
Essa medida será adotada enquanto a Caern trabalha para instalar uma bomba com gerador dentro da barragem Armando Ribeiro Gonçalves com objetivo de impulsionar a água que está abaixo do nível de distribuição para as cidades. Mesmo assim, o gerente Ricardo Marinho já adiantou que o reabastecimento pelo sistema da Caern, depois de retomado, terá escala de racionamento e rodízio entre cidades e bairros.


Blog do BG
Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger